Eu sou professor de Educação FÃ*sica, trabalho na Universidade Federal de Minas Gerais e sou orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte em nÃ*vel de Mestrado e Doutorado. O meu objetivo ao utilizar o sistema MovAlyzeR é coletar dados em uma mesa digitalizadora para realizar pesquisa na área de Comportamento Motor Humano. Atualmente eu tenho uma aluna de Mestrado e dois de Doutorado que utilizam o software nas suas pesquisas, sendo que nós elaboramos tarefas para testarmos especificamente hipóteses de como aprendemos movimentos, como diferentes fatores influenciam a aquisição de habilidades motoras e, principalmente, como nós conseguimos modificar as habilidades motoras aprendidas para nos adaptamos Ã* perturbações de diferentes tipos.

O MovAlyzeR é um sistema que nos permite elaborar tarefas especÃ*ficas e também realizara a manipulação tanto a magnitude como o tipo de perturbação para responder Ã*s perguntas investigadas. Para completar, o sistema ainda fornece medidas de desempenho e também medidas cinemáticas, que em conjunto nos permite responder sobre os efeitos dos fatores que influenciam a aprendizagem e também sobre as estratégias utilizadas para o controle e adaptação das habilidades motoras.

Em breve estaremos começando a publicar os artigos resultantes dos estudos citados.