Stabilization of motor actions in adults: Question about education and learning process of children with motor difficulties

ABSTRACT. This present study had for objective to reflect about education and learning processes that assist in the development of children with motor difficulties. For this, we relate the results found in an experiment with mechanisms of the processes of education and learning considered by diverse authors. The objective experiment was characterize the process of acquisition of graphical motor abilities of children with motor difficulties, presenting as resulted a difficulty for stabilization of graphical motor actions. The question argued here is as to articulate enters the mechanisms of education and learning processes to favor the stabilization this and other types of abilities? With this, we wanted to identify some of innumerable possibilities of performance of teacher the together to this group of pupils, being concluded that the professor has the enormous task to verify between the considered objectives and the reached results, which process has greater impact for each pupil.
Keywords: Motor difficulties. Child. Education learning process.


ORIGINAL TEXT: http:/www.efdeportes.com/efd153/esta...em-adultos.htm
Questões sobre o processo de ensino-aprendizagem
de crianças com dificuldades motoras:

Cuestiones sobre el proceso de enseñanza-aprendizaje de niños con dificultades motoras

Anderson de Lucena* prof.anderson.lucena@gmail.com
Roberto Gimenez**
MaurÃ*cio Teodoro de Souza***

*Licenciado em Educação FÃ*sica, Professor de Educação FÃ*sica da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Bolsista de Iniciação CientÃ*fica, PIBIC/UNICID, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
**Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano. Coordenador do Curso de Educação FÃ*sica da UNICID, Professor do Curso de Educação FÃ*sica da UNICID Coordenador do LAPEFFI e do GECOM, UNICID, Universidade Cidade de São Paulo, LAPEFFI – Laboratório de Pesquisa em Educação FÃ*sica e Fisioterapia, GECOM – Grupo de Estudos sobre Comportamento Motor
***Doutor em Educação FÃ*sica. Professor do Curso de Educação FÃ*sica da UNICID, Pesquisador do GECEFE, UNICID – Universidade Cidade de São Paulo, GECEFE - Grupo de Estudos Culturais na Educação FÃ*sica e Esporte


RESUMO. O presente estudo teve por objetivo refletir sobre processos de ensino e aprendizagem que auxiliem no desenvolvimento de crianças com dificuldades motoras. Para tanto, relacionamos os resultados encontrados em um experimento com os mecanismos dos processos de ensino e aprendizagem propostos por autores diversas áreas. O experimento tinha por objetivo caracterizar o processo de aquisição de habilidades motoras gráficas de crianças com dificuldade motoras, apresentando como resultado uma dificuldade para estabilização de ações motoras gráficas. A questão aqui discutida é como articular entre os mecanismos do processo de ensino e aprendizagem de modo a favorecer a estabilização deste e de outros tipos de habilidades? Com isto, procuramos aqui pontuar algumas das inúmeras possibilidades de atuação do professor junto a este grupo de alunos, concluindo que o professor tem a enorme tarefa de verificar entre os objetivos propostos e os resultados alcançados, qual processo tem maior impacto para cada aluno.

Unitermos: Dificuldade motora. Criança. Processo ensino-aprendizagem.

Agradecimento a Universidade Cidade de São Paulo pela Bolsa de Iniciação CientÃ*fica NÃ*vel 2 (PIBIC/UNICID) concebida ao primeiro autor